Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 30 de abril de 2011

Davi e o anão


  “Porém, o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração”. (I Samuel 16:7).
    Golias tinha tudo que geralmente impressiona e intimida. Neste caso, no entanto, Davi recebera a habilidade para ser segundo os critérios de Deus, por isso ele não ficou impressionado nem intimidado, diante de Golias.Por maior que seja o Gigante, Deus é sempre maior.Por mais poderoso que ele seja, Deus é TODO-PODEROSO.(I Samuel 17:1-3).
    O vale de Ela não era estreito, parecia mais com um grande desfiladeiro. O antigo local tinha aproximadamente 1,5Km de largura e na direção da entrada do desfiladeiro ele ficava ainda mais longo. No fundo, entre as encostas, ficava o leito do ribeiro onde Davi encontrou as pedras para a sua funda. De um lado ficava uma enorme encosta de 800m, do lado oposto achava-se outra vasta rampa de 800m, alargando-se cada vez mais.O exercito de Israel entrincheirado numa encosta; na outra, o exercito filisteu.
    Este era o cenário. Vamos aos personagens principais do nosso drama. Primeiro, havia Golias, cujo tamanho e aparência eram tão impressionantes que o escritor o descreve em detalhes preciosos. I Samuel 17:4
     Golias media quase 3 metros, um homem enorme. Os filisteus se preparavam para a batalha, usando uma roupa de baixo pesada, uma espécie de luva entrelaçada com anéis de bronze sobrepostos. Esta armadura ia dos ombros ate os joelhos, protegendo o corpo. A armadura pesava cinco mil siclos de bronze, ou seja, de 80 a 90 Kg. Golias também usava um capacete de bronze, caneleiras e levava uma lança de bronze entre as mãos. Só a cabeça da lança pesava de 8 a 10 Kg.
     Diante dos dados apresentados, percebemos que o segredo de Davi nesse embate foi olhar para o gigante como Deus o olhava. Golias para Deus era  um anão diante dos seus planos para o seu povo, e o homem segundo o coração de Deus viu aquele homem como ele era na verdade, um pequeno homem para ser usado como instrumento de glória para o Todo Poderoso.
Com isso, Davi exclamou bravamente quem é este incircunciso filisteu para afrontar o Exército do Deus Vivo!!!!