Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 23 de junho de 2009


"E sucedeu que, no nono ano do reinado de Zedequias, no mês décimo, aos dez do mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acamparam contra ela, e levantaram contra ela tranqueiras em redor". II Reis 25.1
Judá estava vivendo um verdadeiro caos, o seu rei fora levado cativo e o substituto, tio deste , se rebelara, contra o seu algoz que por misericórdia tinha-o permitido reinar. O pecado de Judá não mais era tolerado por Deus, o cálice da ira do todo Poderoso transbordara. O povo assistia a queda do seu líder, e a desgraça do povo escolhido por Deus, expressada na mais terrível invasão já investida por Nabucodonosor. Todos os homens valentes tinham fugido, os filhos do Rei foram degolados em sua presença e Zedequias teve seus olhos perfurados.
Antes da invasão o povo estava sufocado pelo pecado, Deus usou várias vezes o profeta Jeremias para alertá-los, porém, o povo resistia. Diz o profeta: "Anda chorando Judá, e as suas portas estão enfraquecidas; andam de luto até o chão, e o clamor de Jerusalém vai subindo. E os seus mais ilustres mandam os seus pequenos buscar água; vêm às cavas e não acham água; voltam com seus cântaros vazios, e envergonham-se, e confundem-se, e cobrem a cabeça". Jeremias 14:1-2. O Senhor os tinha alertado desde Josué a destruir todos os povos pagãos aos seu redor, para que os ensinamentos verdadeiros não fossem distorcidos, porém, o povo e seus lideres resolveram deixar que homens e mulheres pagãos se misturassem com povo escolhido. Os costumes pagãos contaminaram Israel, que não mais conhecia o seu Senhor, por isso Jeremias, declara que o povo não achava água, ou seja, não saciava sua sede, andavam de cabeças baixas envergonhados pela situação deplorável.
Augustus Nicodemus em "O que estão fazendo com a Igreja" expressa que: o mundo tem invadido a igreja e em nome de um pragmatismo religioso, lideres têm permitido que o pensamento liberal ronde os pulpitos das igrejas, isto é, princípios como Família, sexualidade, aborto, entre outros, estão sendo banalizados e até apoiados." Outro fator preocupante é que o neopentecostalismo, de rosas ungidas, sal grosso, transferência de unção e músicas que exaltam mais o próprio "eu" de quem canta, já se encontram enraizados até em igrejas históricas.
Jeremias rogava pelo povo, não se cansava, ate que o Senhor disse: "Não rogues por este povo para bem". Deus não aceitava mais o clamor e sacrifícios do povo porque eram falsos. A motivação era apenas a saída do cativeiro e não amor ao seu Senhor. O Senhor continua: "Os profetas profetizam falsamente em meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; VISÃO FALSA, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração são o que eles profetizam". Quando me debruço neste versos vejo a igreja de hoje, doente, com sede de Deus, mas os seus profetas só profetizam aquilo que massageia seus grandes egos. Consequência disso: o povo tem sede, caminha para o poço e voltam com seus cântaros vazios, assim como disse o profeta. Urgentemente precisamos nos levantar e ouvir voz do mestre que ordena: "Negue-se a sim mesmo tome sua cruz e siga-me".